quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand








Popularmente conhecido como MASP, foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand (empresário) e Pietro Maria Bardi (jornalista e crítico de arte na Itália).
A edificação é um projeto da, até então, recém formada Lina Bo (arquiteta modernista italiana e esposa de Bardi). Inicialmente o MASP foi instalado em quatro andares do edifício dos Diários Associados, os pavimentos que recebiam o museu foi previamente adaptado por Lina Bo Bardi. Em 1956, Lina projetou a sede atual do Masp, na avenida Paulista, edificação que chama atenção até hoje pela sua particularidade: o corpo principal do prédio é sustentado por quatro pilares laterais que sustentam um vão livre de 74 m; e em 1968 o Masp foi inaugurado com a presença ilustre da rainha Elizabeth II (Inglaterra).
O Masp foi concebido e implantado como um museu transparente, aberto para a cidade através de seus panos de vidro inteiramente transparentes.
Comparado ao Museu à Beira do Oceano e a Casa de Vidro, o Masp se destacava pois possuia uma maior intensidade de ocupação da pinacoteca dispostas em suportes de vidro e também por assumir a continuidade visual e espacial da cidade, rompendo com as regras da museologia.

Mas a intensidade luminosa no interior do museu logo foi barrada por persianas e o calor amenizado pelo uso de ares condicionados, de certa forma, descaracterizando o objetivo inicial do projeto.
Com o falecimento de Lina Bo Bardi, em 96, durante obras de manutenção, foram erguidos painéis de gesso, substituindo os acrílicos e com as persianas permanentemente fechadas, a fachada do Masp passou a abrigar enormes out-doors com as exposições programadas.
Entre março de 96 e setembro de 2001, o museu sofreu um processo de revitalização e manutenção, foram retirados os out-doors, recebeu um piso de granito polido, substituindo o original, um elevador de cargas, mais um elevador social além da manutenção do elevador original, entre outras intervenções e estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário