terça-feira, 6 de outubro de 2009

Arquitetura de brincadeira?






Friedensreich Hundertwasser, pintor e arquiteto austríaco, formulou o "Manifesto da Terra"; manifesto este que era contra a arquitetura funcionalista e suas "paredes com buracos". Afirmava que a arquitetura de hoje não pode ser considerada arte, porque é feita por "operadores de régua", não artistas!
Costumava afirmar que: "A arquitectura termina quando o proprietário recebe a sua casa nova quando era aí que devia começar"


A principal influência em suas obras é Antoni Gaudi e, assim como Gaudi, Hundertwasser provoca surpresas e polêmicas em suas obras.

Ele construiu museus, vilas, escolas, igrejas e tantas outras obras que parecem fruto de uma brincadeira surreal.

É, sem dúvida, um arquiteto único; pois conseguia unir em sua obra conceitos aplicados em suas telas, todas seguindo tendências surrealistas.

Existe pouca informação sobre Hundertwasser em inglês e menos ainda em português, a maioria das informações sobre o artista estão disponíveis na internet ou em livros em alemão.
Suas obras possuem um caráter particular, paredes se confundem com o piso, garrafas viram aberturas de iluminação, mosaicos estão sempre muito presentes e sobretudo cor, muita cor!

Ele costumava dizer que suas obras eram feitas para as vacas pastarem tranquilas em cima de telhados. Por que não?
















Um comentário:

  1. é tão bom ver a arquitetura se misturando com a escultura, pintura, mosaico.....riqueza total, conteúdo infinito...!!!! =)
    Parabéns aos blogueiros....rs...

    ResponderExcluir