sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Emoção ou pose de intelectual?



"Quando conhecer sua alma, pintarei seus olhos. "
Amedeo Modigliani






Hoje, conversando sem pretensões, lembrei-me de um momento que me marcou muito. Foi uma viagem para São Paulo, mas precisamente uma visita ao Masp (não foi a toa que postei anteriormente sobre a história do Masp), essa visita foi especialmente importante não apenas por se tratar de um ícone arquitetônico nacional, nem por ser projeto de uma sensacional arquiteta, cujas obras estudamos em Arquitetura Brasileira.
O que mais marcou, para mim, foram dois quadros particularmente especiais e que tem tudo a ver com a frase acima, de Amadeo Modigliani.
Modigliani, para quem não sabe, foi um pintor italiano renomado, boêmio e apaixonado; cuja história de sua vida e suas obras são narradas no filme: "Modigliani, paixão pela vida". A trajetória biográfica do artista e os porquês de suas obras são tão belamente narradas que não contive a emoção ao me deparar em frente de um dos principais quadros de "Modi".. (como era chamado pela sua esposa). O filme trata de uma linda história de amor e seus quadros retratam essa evolução sentimental de forma contida, porém importante.
Nesse dia, no Masp, entendi a reação de algumas pessoas, quando simplesmente páram em frente de um quadro e pensam, relembram, se emocionam. Sempre achei que isso era uma viagem de algum metido a crítico ou a intelectual, mas naquele momento eu não contive a emoção, parei em frente do quadro e relembrei as belíssimas cenas do filme.
Para os que não o assistiram, esse filme está disponível na internet, existe uma comunidade do filme no orkut, vale a pena.

2 comentários:

  1. Vi e amei...convordo plenamente com vc

    ResponderExcluir
  2. olha este filme foi comentado por varios criticos como um filme que nao retrata bem a historia do artista mas é lindo porem muitas mentiras foram contadas nele...pesquise

    ResponderExcluir