
Amedeo Modigliani
Foi passeando pelo site da Yatzer que eu me deparei com esse curioso projeto de uma residência. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Kavellaris Urban Design (KUD), com sede na cidade de Melbourne, Austrália, e chegou a ser finalista no concurso AIA 2009 de arquitetura residencial.
A grande sacada do projeto está na capacidade de transformar essa arquitetura em um objeto interativo e multifuncional. A fachada externa pode ser experimentada internamente, alterando totalmente a percepção do edifício, que constantemente varia de sólido a flexível, de privado para público e de opaco a translúcido com o simples manuseio dos grandes painéis frontais. Durante o dia o prédio se apresenta de uma forma um pouco pesada, por se tratar de um bloco monolítico, preso ao chão, assumindo uma atmosfera bastante reflexiva, enquanto que à noite essa atmosfera se inverte, e a casa assume uma configuração de caixa macia, translúcida, permeável à luz.
A utilização de paredes operáveis, portas, cortinas e grandes painéis permitem que os ocupantes controlem esse objeto arquitetônico que será compreendido, ora com os painéis abertos e bastante permeáveis, ora fechados e um pouco intimidadores, jutamente quebrando a idéia da casa estática, rígida na paisagem.
Para ler a matéria na íntegra e conhecer um pouco mais do site: